A São Salvador Alimentos S/A (SSA) foi reconhecida e premiada na categoria da melhor indústria de aves e suínos do País, no ranking Melhores do Agronegócio, da Revista Globo Rural. As empresas campeãs de 21 categorias do agronegócio brasileiro receberam a premiação em evento realizado ontem à noite (28/11), em São Paulo/SP. Com sede em Itaberaí/GO e mais conhecida no mercado pelas suas marcas SuperFrango e Boua, a SSA é uma das maiores produtoras de proteína animal do Brasil e a segunda maior de Goiás.

“Para nós, da SSA, é uma honra ser reconhecida como a melhor empresa de aves e suínos do País entre as 500 maiores empresas do agronegócio brasileiro. Primeiramente, agradecemos a Deus por essa conquista e também aos nossos colaboradores. Já participamos do anuário há algumas edições e ser agraciado com esse prêmio nos deixa muito felizes, pois reforça o nosso compromisso com os consumidores, parceiros e colaboradores”, afirma o diretor administrativo e financeiro, Hugo Garrote.

“Essa conquista nos mostra que estamos no caminho correto, trabalhando sempre com ética, responsabilidade, respeitando o meio ambiente, a sociedade e promovendo o desenvolvimento de Goiás. É fruto direto da nossa política de, mesmo em tempos adversos, acreditarmos no potencial do nosso negócio, dos nossos colaboradores e do Brasil “, enfatiza Garrote.

A 15ª edição da premiação Melhores do Agronegócio, da Revista Globo Rural, que traz o ranking das 500 maiores empresas do setor, foi com base em levantamento da Serasa Experian, considerando dados contábeis e também a responsabilidade socioambiental das companhias. Foram escolhidas as melhores em 21 categorias: Alimentos e Bebidas, Atacado e Varejo, Aves e Suínos, Bioenergia, Comércio Exterior, Cooperativas, Defensivos Agrícolas, Ferramentas e Implementos Agrícolas, Fertilizantes, Frutas, Flores e Hortaliças, Indústria de Café, Indústria de Carne Bovina, Indústria de Soja e Óleos, Laticínios, Massas e Farinhas, Nutrição Animal, Produção Agropecuária, Reflorestamento, Celulose e Papel, Saúde Animal, Sementes e Tratores e Máquinas Agrícolas.

A São Salvador Alimentos mudou o cenário econômico e social de Itaberaí e da Região Noroeste de Goiás desde o início da década de 90. Centenas de fornecedores se instalaram no município goiano para atender a empresa. A cadeia produtiva também se expandiu. Foram implantados 814 aviários de frangos de corte e matrizes em 34 municípios nesta região do Estado, além do fomento da produção de milho e soja para atender a fábrica de ração. Itaberaí é hoje o 27º município mais rico do Estado.

História

A SSA nasceu do empreendedorismo de Carlos Vieira e José Garrote que, em 1973, construíram o primeiro aviário de frango de corte em Itaberaí. Em 1981, constituíram a Avícola São Salvador. Dez anos depois, fundaram o Abatedouro São Salvador, com abate de 2,5 mil aves/dia e 70 empregos diretos. Ao longo dos anos a empresa tem crescido, aumentado a sua capacidade produtiva, lançado novos produtos, garantido maior valor agregado à sua produção e conquistado mais mercados no Brasil e no exterior. Em 2018 a empresa abateu 330 mil aves a cada dia, com crescimento de 20% sobre o ano anterior. Com os novos investimentos, a produção deve saltar nos próximos dois anos para 520 mil aves por dia.

“A meta da empresa é sempre manter o crescimento produtivo, de vendas e de geração de empregos e renda e, assim, se posicionar como uma das maiores empresas do setor agroindustrial do Brasil”, afirma o diretor Hugo Garrote. Mas o maior legado da SSA, na opinião do diretor, é a mudança de cultura na Região Noroeste do Estado. “As pessoas passaram a valorizar mais o trabalho, a disciplina e a produtividade. Ajudam a preservar o meio ambiente, e sobretudo, passaram a ser também empreendedoras, tendo como inspiração a filosofia de trabalho da nossa empresa”, diz Hugo Garrote.