Impacto Ambiental

Impacto Ambiental

O respeito ao meio ambiente é um dos principais valores da companhia, porque, além dos recursos naturais serem essenciais para as nossas atividades, entendemos que cuidar do entorno de nossas operações é fundamental para a saúde e o bem-estar das populações locais. Portanto, acreditamos que o nosso sucesso passa pela gestão eficaz da dimensão ambiental da sustentabilidade, considerando:

  • Integridade, transparência e conformidadecom o Código de Ética e Conduta da SSA.
  • Atendimento aos requisitos legais vigentes e a outros requisitos aplicáveis.
  • Compromisso com a conservação do meio ambiente, buscando medidas preventivas contra a poluição ambiental.
  • Bem-estar da comunidade do entorno.
  • Viabilidade econômica e eficiência operacional.
  • Conscientização e treinamento de todas as partes interessadas.
  • Compromisso com a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, buscando o aumento do desempenho ambiental

Educação ambiental

Semana do Meio Ambiente 8ª Edição (2021).Divulgação de vídeos sobre temas ambientais. Concurso de melhor frase sobre preservação ambiental. Concurso de desenhos no Dia da Árvore. Acreditamos que a conscientização é a melhor arma para preservar os recursos naturais do nosso planeta.

Recursos Hídricos

Monitoramento da captação, do uso e da destinação da água, visando a melhorias contínuas na forma de gestão e à garantia da preservação do recurso de modo sustentável. Realizamos continuamente um trabalho de conscientização dos colaboradores e desenvolvemos ações para reduzir o consumo de água nas unidades.

Estação de Tratamento de Efluentes

A qualidade do efluente é aferida diariamente, com base em critérios como pH, quantidade de cloro, dosagem de produtos químicos e turbidez.
Em Itaberaí, captamos a água após o nosso ponto de descarte. Em Nova Veneza, utilizamos o efluente final após tratamentos para fertirrigação. Em 2020, tivemos uma remoção de até 9 7,1% de carga poluidora, de acordo com a avaliação da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). 2,4 mil toneladas de óleo graxo foram destinadas a parceiros que produzem biodiesel.

Resíduos sólidos

Nosso Projeto de Gerenciamento de Resíduos prevê a reutilização contínua, sempre que possível, de materiais e equipamentos, a redução do consumo ineficiente de recursos naturais e a reciclagem de subprodutos do nosso processo produtivo.+ de 13 mil litros de óleo lubrificante destinados a empresas habilitadas para o processo de rerrefino. 6.833 peças de materiais como galões e pallets para reciclagem.26,5 mil toneladas de farinha produzidasa partir de resíduos da indústria.Comercialização de cerca de 12,4 mil toneladas de materiais, gerando receita mensal de aproximadamente 120 mil reais.

Compostagem

Foram destinadas aproximadamente 20 mil toneladas de resíduos orgânicos para a compostagem. Com o objetivo de minimizar a disposição e recuperar e regenerar produtos e materiais em todo o ciclo de vida, a SSA destina 100%dos seus resíduos orgânicos oriundos de processos produtivos para a compostagem. Números referentes a 2020.

Emissões e Energia

Em 2021, iniciamos um trabalho de apoio aos nossos parceiros integrados no que se refere ao estudo e ao acompanhamento de energia solar nas granjas de frango de corte. Atualmente, contamos com um volume de 18% da integração utilizando energia limpa. Monitoramento dos indicadores de emissões e energia, estabelecimento de plano de ação com o intuito de mitigar o uso de energia, identificação de projetos que possibilitem fontes de emissões de CO2 biogênicas e energia renováveis. A utilização de fontes renováveis é o principal vetor de nossa estratégia de gerenciamento de consumo de energia. Na composição da matriz energética que nos abastece, o maior percentual é ocupado pelo vapor resultante da queima do cavaco de eucalipto.

Pela primeira vez, nos tornamos membro do Programa GHG Protocol, com o objetivo de identificar, mensurar e gerenciar, a partir de planos de ações, as emissões de gases de efeito estufa. Essa iniciativa é o início de uma ação para definirmos nossa meta e estratégia de nos tornarmos uma empresa CO2 free.Anualmente, registramos uma redução de aproximadamente 55 mil toneladas de CO2 equivalente nas emissões diretas. Esse resultado decorre do sistema físico-químico adotado na etapa de tratamento de efluentes que, ao remover a matéria orgânica, impede a geração de gases metano (CH) e carbônico (CO2).

Biodiversidade

Temos o objetivo de fomentar a gestão sustentável de recursos naturais, englobando ações perante a sociedade civil, buscando o bem-estar e a melhoria contínua das áreas de influência da empresa. Não temos nenhum tipo de operação na Região Amazônica. Nossas unidades estão localizadas no Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, detentor da mais rica savana do mundo em biodiversidade. Além disso, formamos barreiras sanitárias vegetais ao redor das nossas unidades por meio da plantação de mudas de eucalipto e estimulamos produtores rurais a também plantarem mudas de eucalipto, que utilizamos em nossa caldeira geradora de vapor.Um dos nossos objetivos é alcançar uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento nos próximos anos. Dessa forma, iniciamos a implementação do projeto de Due Dilligence com os nossos fornecedores e parceiros.