Glossário – Termos do Projeto SAP

Tecnologia de negócios, conectando o futuro

Conceitos Básicos

O QUE É PROJETO SSAP?

O SAAP é a junção dos nomes SSA + SAP = SSAP, dado por nossos colaboradores, para o projeto que visa implantar um amplo sistema de gestão empresarial em todas as áreas e setores da SSA. O sistema chama-se SAP, da multinacional alemã SAP, que é referência mundial em sistema empresarial e está presente em mais de 180 países. O projeto teve início em janeiro de 2023 e está previsto para durar entre 15 e 18 meses (agosto de 2024).

O QUE É O SAP?

O SAP é um sistema de gestão empresarial (ERP) que gera um nível superior de controle de informações, tornando-as mais seguras, assertivas e confiáveis para melhorar a tomada de decisões estratégicas das empresas como a SSA.
A sigla SAP é uma abreviação em alemão de SystemAnalyse Programmentwicklung, que em português significa análise de sistemas e desenvolvimento de programas.

A SSA vai implantar a versão SAP S/4HANA Cloud (pronuncia-se separado S-A-P [S] for Rana – e Cloud é a palavra em inglês de nuvem de armazenagem de informações), a mais moderna e atual da empresa SAP. Ela é uma plataforma de gestão de dados baseada na “nuvem”, mais ágil, segura e completa, que integra tecnologias inteligentes incluindo Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e funções analíticas avançadas.

POR QUE A SSA VAI IMPLANTAR O SAP?

Atualmente, 77% da receita de transações financeiras que ocorrem no mundo passa por um sistema SAP. Ou seja, o SAP é um dos ERP mais confiáveis e utilizados no mudo e está presente em mais de 180 países. Em ritmo de crescimento contínuo e sustentável, a SSA precisa de um sistema robusto, confiável internacionalmente e ágil para tomada de decisões e estar em linha com o que há de melhor no mercado e nas empresas em constante transformação e crescimento.

POR QUE A SSA VAI MIGRAR PARA O SAP SE JÁ POSSUI UM SISTEMA ERP?

A SSA utiliza o sistema ERP Sankhya há mais de 20 anos e atendeu a administração de forma eficaz e com alto desempenho, além de tornar a empresa brasileira do ERP uma grande parceira na customização dos módulos. Porém, como todos sabem, a SSA passa por um amplo processo de desenvolvimento, expansão e amadurecimento no modelo de gestão, o que exige maior adaptabilidade aos mercados nacional e internacional, além de segurança das informações.
Com a adoção do SAP S/4Hana, a SSA que é referência no mercado de proteína nacional e internacional, passará a utilizar o melhor o ERP de mercado e utilizado por mais de 230 milhões de usuários.
Aliado a isso, temos a cultura de Fazer Bem-Feito e buscar o melhor para a empresa e nossos colaboradores.

COMO SE DÁ O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SAP DENTRO DA SSA?

O Projeto SSAP irá utilizar a Metodologia Activate da própria SAP. Baseada no modelo mundial conhecido como PMI – Project Management Institute, a Metodologia Activate (Ativação) da SAP é uma estrutura modular e ágil para implantação ou migração da SAP S/4HANA e que fornece conteúdos e orientações para as equipes do projeto.
Ela orienta líderes, equipes técnicas, key Users, consultores e gestores de processos por meio de uma metodologia de seis fases para implantar e executar em qualquer cenário o SAP S/4HANA.

QUAIS ÁREAS E DEPARTAMENTOS TERÃO O SAP?

O SAP é um sistema de gestão empresarial integrado e que abrange todas áreas de negócios da SSA e outros subsistemas. Todas os departamentos da empresa terão impacto direto ou indireto com a implantação do SAP. Contudo, as áreas com maior utilização do SAP são as áreas de negócios como Produção, Qualidade, Administração, Comercial, Marketing, Finanças, Contabilidade, Controladoria, Logística, Estoque e Armazenagem, Compras/Suprimentos, Supply Chain, Recursos humanos (RH), entre outras áreas.

O QUE É O SAP Activate?

O SAP Activate é uma metodologia de seis etapas usadas para implantação do S/4HANA. Ela é baseada na metodologia Agile/Scrum que traz entregas mais ágeis e rápidas dentro do processo.
A Metodologia Activate fornece ainda exemplos das principais entregas do projeto, incluindo uma descrição do procedimento sobre como preparar e concluir uma entrega, aceleradores para fases do projeto por meio

QUAIS AS FASES PARA IMPLANTAÇÃO DO SAP COM A METODOLOGIA Activate?

Fase Discovery (Descoberta)
É a fase de conhecer as NECESSIDADES da empresa e as inovações disponíveis no SAP S/4HANA para definição da estratégia de implantação do projeto. A fase envolve toda a preparação do projeto, incluindo a definição do escopo, que deve ser detalhado e estimado.

Fase Prepare (Preparar)
Trata-se da fase de planejamento do projeto, com alocação da equipe, definição de papéis/responsabilidades e preparação para o Kick off.

Fase Explore (Explorar)
É a fase de reuniões para LEVANTAMENTO dos REQUISITOS do negócio e condução de WORKSHOPS para identificação e mapeamento dos processos que serão refletidos no sistema, buscando fortemente adotarmos o padrão do sistema, sem (ou com poucas) customizações.

Fase Realize (Realizar)
É a fase de execução uma série de atividades “ágeis” chamadas de Sprints Backlogs, necessárias para configurar, construir e testar um ambiente integrado, carregar dados e começar a habilitar usuários.

Fase Deploy (Implementar)
É a fase de elaboração de cenários de integração, migração dos dados e testes – com mudança das operações de negócios (processos) para o novo sistema. Tem foco na preparação da empresa para a entrada em operação juntamente com a transição para a produção. Os usuários finais devem então ser treinados e a organização deve estar pronta para usar o sistema de maneira produtiva.

Fase Run (Executar/Operar).
É a fase de implantação e adoção da nova solução em toda a empresa, atendendo às necessidades de negócios com o SAP. Estas fases são configuradas de acordo com o escopo de implantação em cada empresa, podendo ser agrupadas, combinadas ou estendidas no Cronograma do Projeto.

O QUE TEM DENTRO DO SAP E QUAIS OS MÓDULOS DE IMPLANTAÇÃO?

Como mencionado anteriormente, o SAP é robusto e integrado com diversos departamentos e subsistemas. Portanto, a Arquitetura do SAP está sendo preparado para Módulos do SAP Standard (Padrão), Integrações com outros módulos desenvolvidos por fornecedores da SAP, entre outros já existentes como o SAP SuccesFactores que já é utilizado pelo RH da empresa.

Nesta fase do projeto SSAP, o modelo Standard do SAP contemplará 15 módulos:

SAP FI – Contabilidade financeira: esse módulo de contabilidade financeira ajuda os funcionários a gerenciar os dados envolvidos em quaisquer transações financeiras e comerciais em um sistema unificado. O SAP FI integra outros módulos SAP, como SAP SD, SAP MM, SAP PP, folha de pagamento e muito mais, para atingir melhores resultados de trabalho.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Contabilidade, Controladoria e Tesouraria

SAP CO – Controlling: o módulo SAP CO Controladoria oferece controle e suporte nos processos de planejamento, relatórios e monitoramento de operações das empresas. Envolve métodos para visualizar e organizar os custos necessários para relatórios financeiros (ex. classes de custo, centros de custo, centros de lucro, ordens internas e área funcional, entre outros).

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
controladoria

SAP PS – Gestão de Projetos: o SAP Project System (PS) ajuda a gerenciar projetos ao longo de todo o ciclo de vida, desde a criação, preparação de planos detalhados, execução e conclusão do projeto.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Controle financeiro de projetos

SAP RE – Real State é a plataforma voltada à gestão de ativos imobilizados. Centraliza o gerenciamento de portfólio imobiliário corporativo e usa recursos analíticos para monitorar e melhorar o seu controle.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Contabilidade

SAP ACR (Advanced Compliance Reporting) – Fiscal: O SAP ACR é uma plataforma que dá suporte à operação fiscal da empresa para atender às particularidades do sistema tributário brasileiro.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA: Fiscal

SAP GRC (Inbound) – o objetivo deste módulo é automatizar os processos de entrada das NF-es, assim como das NFs de serviço eletrônicas. Permite a integração da SEFAZ-Secretaria da Fazenda identificando falhas nas informações concedidas no pedido de compra e na nota fiscal relacionados aos preços, quantidades de mercadoria e impostos.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Fiscal e Operações

SAP – SAC Planning – Planejamento Estratégico: o SAP – SAC Planning é a plataforma para Planejamento preditivo, Planejamento Financeiro integrado, Funções Analíticas Avançadas

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
planejamento orçamentário e financeiro

SAP – SAC BI – Inteligência do Negócio: o SAC (SAP Analytics Cloud) – BI, é uma ferramenta SAP baseada na nuvem que fornece soluções reais que auxiliam no planejamento para negócios de alta complexidade, tais como funções analíticas otimizadas, funções analíticas preditivas e planejamento empresarial.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
todas as áreas estratégicas

SAP CLM – Fluxo de Caixa: a gestão do ciclo de vida dos contratos SAP CLM automatiza e simplifica os processos contratuais nas principais etapas tais como: iniciação, elaboração, renovação, processo e fluxo de trabalho, fluxo de caixa, negociação, aprovação, renovação e gestão e Compliance contínuos.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Tesouraria

SAP TRM e CM-RISK – Gestão da Tesouraria e Risco: o SAP Treasury and Risk Management é uma série de soluções voltadas para a análise e otimização dos processos de negócios na área financeira – Tesouraria – de uma empresa. Já a solução SAP CM RISK (Commodity) apoia a excelência em compras e vendas na gestão de commodities.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Tesouraria e Grãos & Barter

SAP SD – Vendas e Distribuição: o módulo SAP SD lida com o gerenciamento de todas as transações, desde consultas, propostas, cotações, preços, gerenciamento de estoque e muito mais, as quais estarão integradas com o Salesforce. Alguns dos subcomponentes do módulo SAP SD são: dados mestre, suporte a vendas, vendas, expedição e transporte, faturamento, gerenciamento de crédito, sistema de informações de vendas e assim por diante.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Operações

SAP MM – Gestão de materiais: o módulo SAP MM gerencia os processos de compras de materiais necessários, processados e produzidos nas empresas. Alguns dos subcomponentes populares no módulo SAP MM são dados mestre do fornecedor, planejamento baseado no consumo, compras, gerenciamento de estoque, verificação de faturas e assim por diante.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Suprimentos e Portfolio

SAP QM – Gestão de Qualidade: o módulo SAP QM ajuda na gestão da qualidade em produções nos processos de negócio. Ele colabora na aquisição e vendas, produção, planejamento, inspeção, notificação, controle, gerenciamento de auditoria e assim por diante.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Operações e Grãos & Barter

SAP QM – Gestão de Qualidade: o módulo SAP QM ajuda na gestão da qualidade em produções nos processos de negócio. Ele colabora na aquisição e vendas, produção, planejamento, inspeção, notificação, controle, gerenciamento de auditoria e assim por diante.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Operações e Grãos & Barter

SAP ACM – Gestão de Contratos Agrícola: O módulo SAP ACM é para controle de qualidade em processos de negociação de commodity como por exemplo recebimento de grãos, controle de qualidade, classificação de grãos, aprovações, formalizações, controle de contratos, entre outros.

Áreas que utilizarão este módulo SAP na SSA:
Tesouraria (derivativos) e Grãos & Barter

O QUE SÃO SISTEMAS DE INTEGRAÇÕES E SATÉLITES DO SAP?

São módulos e outros sistemas desenvolvidos por empresas parceiras globais da SAP eque requerem uma especificação maior de uma determinada área ou negócio. Dentro doProjeto SSAP, estão previstos a implantação de módulos para Comércio Exterior, Bancário, Governança de Cadastros, Nota Fiscal Eletrônica, Analytics e SAP Meat & Fish(gestão de carnes e peixes).