Clientes e consumidores
Clientes e consumidores
Qualidade e segurança dos alimentos
O nosso processo de atendimento na São Salvador alimentos é feito com a mais alta tecnologia, sempre atento às certificações e normativas governamentais, de olho no que o cliente precisa, e atendendo às todas as normas de segurança e questões sanitárias alimentares. Afinal, o nosso consumidor final é o que temos de mais importante para a empresa.
Atuamos alinhados a todos os padrões de qualidade exigidos pelo MAPA e pelos mercados estrangeiros, por meio de medidas de biosseguridade, procedimentos e programas de autocontrole e análises laboratoriais. Adotamos também os princípios e as diretrizes do Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e os memoriais descritivos das medidas higiênico-sanitárias da Política da Segurança Alimentar, do Manual de Boas Práticas de Fabricação e do Plano de Contingência.
São critérios que não só regem o trabalho que realizamos nas Áreas de Treinamentos, Eventos e Auditorias Internas, mas inspiraram a criação dos pilares que orientam nossa atuação na cadeia de produção para que possamos cumprir nossa missão de entregar alimentos seguros e de alta qualidade aos nossos consumidores.
Nesse sentido, são verificados vários programas de autocontrole relacionados à manutenção das instalações, dos equipamentos, da iluminação, das barreiras sanitárias, da ventilação, da água de abastecimento, das higienes pré-operacional e operacional, do bem-estar animal, entre outros. Também são verificados os pontos críticos de controle de processo baseados na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP), sendo todo o processo de produção e os produtos avaliados por meio de análises laboratoriais de acordo com a especificação de cada produto.
Para o correto cumprimento dos procedimentos, os colaboradores são treinados pelos supervisores de qualidade. Entre os temas abordados, destacam-se Noções de Microbiologia, Princípios da HACCP, Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padrão de Higiene Operacional, Procedimento Sanitário Operacional e Utilização de EPIs e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).
Todos os procedimentos verificados são registrados em planilhas e as não conformidades detectadas são tratadas com ações corretivas e preventivas, e esses documentos ficam arquivados no setor de Garantia da Qualidade. As verificações têm o objetivo de reduzir o índice de não conformidades internas e de aprimorar o processo produtivo. A equipe da Garantia da Qualidade, que é responsável pela segurança dos produtos, é composta de 69 colaboradores, divididos em três turnos, e cobre todos os procedimentos executados na produção dos alimentos. A equipe do Serviço de Inspeção Federal (SIF), responsável pelo acompanhamento e pela verificação dos processos e produtos, é composta de 166 colaboradores.
Somos auditados pelos órgãos fiscalizadores do setor: o MAPA, os Serviços Veterinários Oficiais (SVOs) de cada unidade federativa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Nossas Unidades de Abate são asseguradas pelo SIF, vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do MAPA. A planta de Itaberaí (GO) também recebe missões de países e é auditada por clientes, seguindo os padrões de certificações internacionais, como o International Food Standard (IFS).
Todos os nossos produtos atendem às legislações de rotulagem dos mercados para os quais estamos habilitados. Entre as informações consideradas em nossas embalagens, destacam-se: símbolo do projeto MDL, da Organização das Nações Unidas (ONU); selo Halal, que atesta que os produtos foram produzidos de acordo com padrões islâmicos; tabela nutricional com todas as informações nutricionais dos produtos (valor energético, gorduras, colesterol, proteínas, sódio, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais); informações de alergênicos; e informações sobre produtos produzidos sem a utilização de hormônios. Os rótulos contemplam ainda orientações para o consumo seguro e saudável do produto como condições de temperatura de armazenamento, data de fabricação, data de validade, lote, conservação doméstica, preparação do alimento, consciente.