Fornecedores e parceiros
Fornecedores e parceiros
Adotamos rigorosos critérios na escolha dos fornecedores com os quais trabalhamos no Brasil e no exterior. A qualidade, a segurança, as certificações e a complexidade do serviço ou do insumo que contratamos são avaliados sob o ponto de vista do alinhamento aos nossos padrões de excelência e do impacto em nossos negócios.
Nossas operações envolvem fornecedores de commodities e de outros insumos utilizados no processo de industrialização, embalagens, escritórios corporativos, EPIs, consultorias técnicas e serviços em geral.
Nossos analistas atuam por meio de um sistema eletrônico de cotações, que são anteriormente analisadas quanto à demanda e ao estoque disponível e aprovadas
por alçada de valor pelo responsável do centro de custo, desde o Supervisor até a Alta Gestão.
Para garantir a integridade em nosso processo de contratação, seguimos nossa Política de Compras – incluindo contratações on-line em um portal integrado à plataforma Enterprise Resource Planning (ERP), o que atesta a credibilidade das informações prestadas pelos candidatos. Essa política prevê o Procedimento de Avaliação de Fornecedores, com acompanhamento periódico, por meio do qual conseguimos mitigar riscos, padronizar procedimentos e verificar se estão sendo cumpridos os requisitos legais, além de detectar as oportunidades de novos negócios. Se o fornecedor não atender a 70 pontos por trimestre nesse sistema de avaliação, é orientado a adotar soluções para eliminar as inconformidades. Reincidência é critério de desclassificação.
São identificados fornecedores mais sensíveis em relação a potenciais impactos sociais, ambientais e regulamentares, negativos na cadeia de suprimentos. Atentos a esse risco, buscamos realizar ações com os nossos fornecedores e seus colaboradores, a fim de tomar ações para eliminar os riscos e desenvolver o parceiro.
No caso da compra de commodities (milho, farelo de soja, vitaminas, aminoácidos, ovos, pintinhos de um dia, entre outros), seguimos uma política específica, cujos critérios podem envolver a avaliação de lotepiloto e a visita técnica à unidade de produção, a fim de conferir se os padrões de biosseguridade, boas práticas de fabricação e qualidade estão alinhados aos nossos. Para as aquisições de soja, trabalhamos com as maiores empresas do mercado, devido à adoção de tecnologia e de boas práticas de produção, bem como a capacidade de desenvolver logística adequada à nossa demanda, pois estão em média a 250 quilômetros de nossa unidade. Em relação ao milho, priorizamos compras diretas com o produtor, visto que podemos acompanhar melhor o produtor e suas práticas sociais, ambientais e comerciais. A cadeia do frango de corte é bastante fomentada por itens de commodities, microingredientes, premix, aminoácidos, vitaminas e aditivos de ração.
Todos os itens passam por análise e avaliações criteriosas quanto à qualidade, além de mantermos sempre negociação com parceiros certificados com padrões elevados de qualidade, o que nos garante qualidade de matéria-prima e condições de oferecer uma ração de excelência ao plantel. Já no caso de empresas fornecedoras de produtos que ficam em contato direto com o alimento (insumos utilizados na fabricação de ração, embalagens, entre outros), priorizamos a contratação de parceiros que detêm alguma certificação ambiental como ISO 14.001 ou Forest Stewardship Council (FSC).
Temos por critério realizar negócios sempre com empresas que mantenham boas práticas e se demonstrem preocupadas com os anseios sociais no aspecto das preocupações com direitos trabalhistas dos colaboradores de nossos terceiros, que regularmente apresentam comprovantes de registro dos funcionários, comprovantes de quitação dos recolhimentos trabalhistas e impostos pertinentes às atividades negociadas. Outro aspecto sempre acompanhado é quanto à saúde financeira de nossos parceiros. Sempre mantemos contatos e diálogo que nos permitam tanto assegurar sua boa situação quanto contribuir, se for necessário, com adiantamentos. Temos os parceiros terceiros que estão ofertando serviço há mais de 20 anos. Portanto, asseguramos que damos condições, acompanhamos e exigimos o que nos é permitido e orientado pela política interna.