A São Salvador Alimentos, com fábricas em Itaberaí e Nova Veneza (Goiás), implementou mais de 90 medidas de prevenção contra a Covid-19 para garantir a segurança de seus colaboradores, o aumento da produção e a qualidade de seus produtos das marcas SuperFrango e Boua. “Temos de garantir a segurança alimentar dos mercados em que atuamos no Brasil e no exterior. Somos uma empresa em que as exigências sanitárias já eram e são maiores que outros setores industriais, mas ampliamos as medidas como precaução. Principalmente para a segurança dos nossos mais de 7,3 mil colaboradores diretos e terceirizados”, afirma o Diretor Administrativo e Financeiro da SSA, Hugo Garrote.

A produção média da indústria goiana, que comercializa seus produtos em 9 Estados e Distrito Federal e exporta para mais de 65 países, cresceu na segunda quinzena de março deste ano de 395 mil para 410 mil aves/dia.

A maioria das medidas de precaução já era realidade na SSA muito antes da pandemia do novo coronavírus, mas todas foram reforçadas, em acordo com o Ministério Público do Trabalho e as administrações municipais. Além disso, algumas ações novas foram implementadas, como a suspensão de todas viagens dos colaboradores e de visitas externas às fábricas, a suspensão de treinamentos não obrigatórios, a intensificação da limpeza e da higienização de suas instalações, a implantação do home office na área administrativa, a liberação dos colaboradores de grupos de risco, o maior escalonamento nos horários de entrada e saída de colaboradores, implementação de divisórias de acrílico nas mesas do refeitório e maior distanciamento entre os colaboradores, medição de temperatura diária de todos colaboradores, dentre outras dezenas de medidas.

“Temos acompanhado sobre o que acontecia na China, um dos nossos principais mercados no exterior, sobre o Covid-19 desde dezembro do ano passado. Desde janeiro deste ano começamos reforçar as medidas sanitárias nas nossas fábricas e, a partir de fevereiro e março, adotamos outras novas medidas”, diz Hugo Garrote.
Além de reforçar e ampliar as ações de segurança sanitária, a SSA também tomou medidas para garantir a sua produção de alimentos. Entre elas, a de antecipar a compra de insumos. “Houve aumento do consumo em março e maior demanda pelos nossos produtos. Conseguimos, com a antecipação da compra de insumos, além de garantir o abastecimento de milhares de pontos de venda dos produtos SuperFrango e Boua no Brasil, aumentar a nossa produção diária, manter os nossos custos e, consequentemente, manter os nossos preços em respeito aos nossos milhões de consumidores no País e no exterior”, frisa o executivo da SSA.

Outra medida administrativa adotada pela indústria goiana, que também tem permitido maior segurança nas suas operações neste período, é reforçar o caixa da empresa para evitar a necessidade de ter de recorrer ao mercado financeiro. “Aprendemos muito com a crise de 2018 gerada pela greve dos caminhoneiros no Brasil. Com isso, antecipamos vários protocolos para garantir a segurança e a qualidade de nossas operações e produção. Aprendemos sempre com toda a adversidade que enfrentamos. A pandemia da Covid-19 tem mostrado que os nossos protocolos de biossegurança estão sintonizados com as maiores exigências do mercado, mas resolvemos ampliá-los e também inovamos na gestão administrativa e financeira”, afirma Hugo Garrote.

A São Salvador Alimentos iniciou em março a produção de moderna fábrica no município de Nova Veneza (GO), a 40 quilômetros de Goiânia e a 70 quilômetros de Itaberaí (GO), matriz da empresa goiana. O investimento total, nesta primeira etapa, foi de R$ 255 milhões, com geração de centenas de empregos diretos. A capacidade de produção da nova fábrica na sua primeira etapa é de 160 mil aves/dia, o que representará aumento de 50% da capacidade total da SSA.