A São Salvador Alimentos (SSA), com fábricas em Itaberaí e Nova Veneza (GO), ampliou a produção para atender o aumento de demanda por alimentos no Brasil no período de quarentena imposta pela maioria dos Estados brasileiros e pelo Distrito Federal como medida de combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19) no País. Apesar do aumento de custos, principalmente com insumos, a empresa não repassou e mantém seus preços.

“Nossos insumos estão mais caros, com aumento do consumo e da cotação do dólar. Mas conseguimos antecipar muito a compra de insumos, estocamos o máximo possível, o que tem garantido a nossa produção para atender o aumento das demandas nos mercados interno e externo. Vendemos tudo o que produzimos, sem qualquer aumento de preço, para garantir o abastecimento aos consumidores com produtos de qualidade das marcas SuperFrango e Boua”, afirmou o CEO, José Garrote. Com cerca de 8 mil colaboradores, a SSA atende mais de 25 mil clientes (atacadista, supermercados, etc) no País e exporta para 66 países.

A SSA se preparou para a crise do novo coronavírus. “A China é um dos nossos principais mercados. Acompanhamos tudo o que acontecia lá, sabendo que poderia acontecer também no Brasil. Implantamos esta filosofia de gestão na empresa, de nos antecipar a potenciais crises. Aprendemos muito com a greve dos caminhoneiros, em 2018, que afetou o nosso negócio, especialmente na cadeia de suprimentos e de distribuição”, afirmou José Garrote.

“O início da operação da planta industrial de Nova Veneza, em março deste ano, marca uma nova fase para a SSA, que iniciou a sua produção em março de 1991 com o abate médio de 2,5 mil frangos por mês. Nestes 29 anos nunca deixamos de crescer, cada ano supera o ano anterior. A nossa política sempre foi de investir no crescimento da produção e das vendas. Em 2019 crescemos 35% em relação ao ano anterior. Com os novos investimentos, vamos saltar para uma capacidade superior a 500 mil aves por dia nos próximos três anos”, frisa José Garrote.

Mais de 30% da produção da empresa é destinada para 66 países na Europa, Ásia e Oriente Médio, principalmente. Os investimentos realizados permitirão que a SSA atinja elevado nível de eficiência operacional, com expressivo aumento de sua produtividade e industrialização, e ampliar seu mix de produtos com maior valor agregado das marcas SuperFrango e Boua aos mercados nacional e estrangeiro.

A SSA empregava até o ano passado cerca de 7,5 mil trabalhadores, entre colaboradores diretos e terceirizados diretos. Com a nova planta de Nova Veneza esse quantitativo vai ultrapassar, até 2022, 8,5 mil empregos diretos. Somente na nova fábrica serão 1,1 mil empregos diretos e mais 10,3 mil indiretos na longa cadeia formada por integrados, terceirizados, fornecedores, etc. “Investimos muito em treinamento e capacitação dos nossos colaboradores e em novas tecnologias de produção e processos industriais”, diz José Garrote.